Antes de cadastrar as novas turmas no iScholar, será necessário acessar o módulo 'Coordenação' e cadastrar alguns itens novamente ou replicá-los (caso tenha a opção de replicar). Exemplo: período letivo, calendário escolar, grade curricular, sistema avaliativo.
Esse procedimento deve ser realizado independentemente de você ser um novo cliente ou de desejar apenas abrir novas turmas em um período letivo que está para começar.
Siga as orientações abaixo:
1º) Unidades escolares (Coordenação » Unidades escolares):
Nesta opção do menu, faça uma breve análise e, se necessário, cadastre novas unidades ('+ cadastrar'), desative unidades que não estão mais em funcionamento e atualize informações cadastrais ('Editar'), como endereço, telefone, responsáveis, etc.
2º) Salas de aula (Coordenação » Salas de aula):
Se alguma sala deixou de existir, faça a edição e altere a sua situação para INATIVA ('Editar'). Se novas salas foram construídas, faça o cadastro ('+ cadastrar). Lembre-se de que, nesta fase, estamos falando das salas físicas. Portanto, não utilize nomes de turmas para realizar esse cadastro. Use nomes mais genéricos, pois devemos considerar que, ao longo dos anos, diferentes turmas poderão utilizar esta sala de aula. Exemplos: Sala 01, Sala A, Sala B.
3º) Cursos (Coordenação » Cursos):
Verifique se todos os cursos oferecidos pela escola estão cadastrados neste item. Você pode cadastrar novos cursos ('+ cadastrar'), se necessário, e editar informações dos cursos existentes ('Editar'). Lembre-se de que, se for realizada alguma edição em algum curso, isso refletirá em todas as turmas vinculadas a ele.
Caso a escola não ofereça mais um determinado curso, o sistema só permitirá a remoção se não houver nenhuma turma cadastrada para ele.
Importante! Nesta etapa, ainda não estamos falando de turmas, apenas de cursos. Por isso, não cadastre cursos do tipo '1º ANO A 2025 (ENSINO MÉDIO)'. Tomando como base este exemplo, o correto seria cadastrar apenas '1º ANO (ENSINO MÉDIO)'.
Para cadastrar ou editar as 'Etapas', clique em Gerenciar » Etapas. Lembrando que, se for realizada alguma edição na etapa, isso refletirá em todas as turmas vinculadas a ela.
4º) Grupos de horários (Coordenação » Grupos de horários):
Se houve alguma alteração nas estruturas de horários que serão utilizadas pelas turmas nos novos períodos letivos ou houver alguma possibilidade de alteração no decorrer do ano letivo, será necessário criar um novo grupo de horários. Exemplo: em 2024, o 1º HORÁRIO começava às 7 da manhã e, em 2025, começará às 8 da manhã, nesse caso, é necessário cadastrar um novo grupo de horários.
Outro exemplo em que se faz necessário a criação de diferentes grupos de horários é quando os horários de início e/ou término das aulas são diferentes entre as turmas. Exemplos de nomes que você poderia utilizar: 2025 - ENSINO MÉDIO, 2025 - MANHÃ, 2025 - INTEGRAL, etc. Não é necessário cadastrar os intervalos.
Para cadastrar um novo grupo de horário, clique em '+ cadastrar';
Informe o 'Nome do grupo', restrinja para uma unidade específica, se desejar e clique em 'Salvar'.
Após, clique em '+ cadastrar';
Preencha os campos 'Descrição', 'Início' e 'Fim', após clique em 'Salvar';
Veja exemplo:
5º) Disciplinas (Coordenação » Disciplinas):
Verifique se todas as disciplinas já estão cadastradas. Se precisar cadastrar uma nova disciplina, clique em '+ cadastrar'. Caso queira fazer alguma edição em uma disciplina já cadastrada, clique no 'Editar' da disciplina. Lembre-se de que, se for realizada alguma edição na disciplina, isso irá refletir em todas as turmas que a mesma está vinculada.
6º) Grades curriculares (Coordenação » Grades curriculares):
Designado para o cadastro de toda a programação de cada ano letivo, onde serão inseridas todas as disciplinas que compõem o plano curricular do curso e sua carga horária total.
Será no cadastro da grade curricular que as disciplinas serão identificadas por sua base (Nacional comum, Parte Diversificada ou Técnica), pelo seu tipo de avaliação (Numérica ou Conceitual), se a disciplina é trabalhada Presencial, EAD ou Híbrido, carga horária da disciplina, se reprova ou não e se a mesma será uma disciplina Opcional ou Obrigatória.
Se houver diferenças entre as disciplinas que compõem a grade curricular das turmas, será necessário criar grades distintas. Exemplo: 2025 - 1º ANO ENSINO FUNDAMENTAL, 2025 - ENSINO FUNDAMENTAL, 2025 - ENSINO MÉDIO.
Você poderá clicar em '+ cadastrar' para cadastrar a grade curricular ou para agilizar seu trabalho, você poderá utilizar o recurso de replicar (seta azul e verde), que fica na coluna de opções, para criar cópia de outra grade com configuração igual ou semelhante à que você deseja cadastrar.
Para replicar uma grade curricular, na grade que deseja replicar, clique na opção 'Replicar grade curricular' (setas azul e verde);
Informe o nome da nova grade curricular e clique em 'Salvar';
Se for necessário realizar alguma edição na nova grade curricular que foi replicada, basta clicar no 'Editar' da mesma e fazer as alterações necessárias.
Para cadastrar uma nova grade curricular, clique em '+ cadastrar';
Informe o 'Nome' da grade curricular, a 'Carga horária total', o 'Conteúdo programático' (opcional). Caso queira, poderá restringir a grade curricular para unidade(s) específica(s) e clique em 'Salvar';
Clique em '+ cadastrar' para cadastrar as disciplinas que deverão compor a grade curricular em questão.
Informe o nome da disciplina, selecione o tipo de avaliação ('NUMÉRICA' ou 'CONCEITUAL'), e defina se é 'OBRIGATÓRIA' ou 'OPCIONAL'. Na opção 'Oferta', você poderá marcar se a disciplina é 'PRESENCIAL', 'EAD' ou 'HÍBRIDO' (opcional).
Marque como será o lançamento de conteúdos: 'POR HORÁRIO' ou 'POR DIVISÃO'. Informe a 'Carga Horária Total' da disciplina, podendo informar também a carga horária 'Teórica', 'Prática' e 'Estágio', se desejar. Informe a 'Ordem nos Relatórios' (a ordem em que a disciplina deverá demonstrar nos relatórios).
Caso a disciplina não reprove, marque a opção 'Esta disciplina não reprova'; caso contrário, deixe sem marcar.
Selecione a 'Área de conhecimento' e o 'Tipo' (opcionais). E você poderá informar o período, código da disciplina e crédito(s), essas informações são de uso exclusivo para instituições de ensino técnico e superior. Após, clique em 'Salvar';
7º) Períodos letivos (Coordenação » Períodos letivos):
Onde será cadastrado a data de início e término dos cursos. Para cadastrar um novo período letivo, clique em '+ cadastrar'.
Exemplos de nomes: 2025, 2025/1, 2025/1º SEMESTRE, etc.
No cadastro do período letivo, você informará o 'Nome', a 'Data de início', a 'Data de término'. Poderá definir uma data limite para matrículas, podendo ser inserida a data de término do ano letivo para casos em que a escola realiza matrículas em qualquer período do ano letivo.
Se a escola quiser bloquear matrículas fora do período de matrícula, marque a opção 'SIM', caso contrário, as matrículas realizadas após o período de matrícula (data inserida no campo 'Dt. limite para matrículas') ficarão com o status 'ADMITIDO'.
Você também pode definir a data de 'Acesso aos Painéis' (permitido até 10 dias após o término do período letivo) e marcar ou não se 'Alunos ativos terão acesso a este período letivo mesmo fora do intervalo de início e término'. Após preencher os campos, clique em 'Salvar';
Observação: Se a escola oferecer cursos onde a data de início e término serão diferentes, será necessário cadastrar períodos letivos de acordo com o curso. Exemplo: 2025 - Técnico de Radiologia, 2025 - Ensino Fundamental e Médio, 2025/1 - Técnico de Enfermagem, etc.
8º) Sistemas avaliativos (Coordenação » Sistemas avaliativos);
Para cadastrar corretamente os sistemas avaliativos das turmas, clique aqui para visualizar o artigo.
9º) Calendários Escolares (Coordenação » Calendários escolares);
Cadastro onde será vinculado o período letivo cadastrado, o sistema avaliativo e onde devem ser marcados os dias letivos do calendário escolar. Para casos em que a escola tiver mais de um período letivo, sistema avaliativo ou em que os dias letivos trabalhados nas turmas forem diferentes, deve-se criar calendários específicos para que haja o vínculo das informações. Utilize nomes de fácil identificação. Exemplos: 2025 - FUNDAMENTAL E MÉDIO, 2025 - 1º ANO ENSINO FUNDAMENTAL."
Para cadastrar um calendário escolar, clique em '+ cadastrar';
Informe o 'Nome', selecione o 'Período letivo', o 'Sistema avaliativo', e a data de fechamento das notas e fim da recuperação final. Se desejar, você poderá inserir informações no campo 'Legenda' e restringir o calendário para unidade(s) específica(s).
Observação: Fique atento aos campos 'Dt. Fechamento das Notas' e 'Fim da Recuperação Final'. Somente após as datas estabelecidas nesses campos é que o aluno constará como APROVADO, REPROVADO ou em RECUPERAÇÃO. Até lá, sua situação será 'CURSANDO'.
Depois de cadastrar um calendário, você poderá marcar os dias letivos. Para o iScholar, interessam apenas os dias letivos. Não é necessário cadastrar recessos ou feriados.
Para marcar os dias letivos, selecione a divisão (clicando sobre ela), informe o período de / a correspondente a mesma, marque os dias da semana e clique em 'Marcar Dias Letivos'. Alternativamente, você também pode selecionar a divisão e clicar sobre os dias.
Após realizar as marcações, os dias ficarão com as cores correspondentes às mesmas.
Veja exemplo:
Dessa forma, os dias letivos serão marcados de acordo com a divisão, período e dias da semana selecionados. Faça isso para as demais divisões;
Lembre-se também de cadastrar as 'Aulas de Reposição do Calendário', caso haja e você já tenha essas informações.
10º) Planos de pagamento (Coordenação » Planos de pagamento):
Caso você tenha assinado o módulo 'Financeiro', cadastre os valores que serão praticados pelas turmas. Primeiro, dê um nome para o grupo de valores. Exemplos: 2025 - ENSINO FUNDAMENTAL, 2025/1 - TÉCNICO EM ENFERMAGEM, etc. Depois, inclua os valores de referência para cada item.
Lembre-se de sempre cadastrar o valor cheio e o número de parcelas em que o item é negociado com mais frequência. Descontos e alterações na quantidade de parcelas serão permitidos durante a geração da parcela. Por exemplo: se a sua mensalidade é de R$900,00 e geralmente são cobradas em 12 vezes, cadastre o valor de R$10.800,00
Para cadastrar um plano de pagamento, clique em '+ cadastrar';
Informe o nome do plano de pagamento, vincule uma política de desconto, caso tenha e deseje vincular. Restrinja o plano de pagamento para unidade(s) específica(s), se desejar, e clique em 'Salvar'.
Na opção 'Itens', clique em '+ cadastrar', para cadastrar todos os itens do plano de pagamento;
Selecione o item, informe o valor cheio e o número de parcelas. Em seguida, clique em 'Salvar'. Veja exemplo:
Caso queira, também poderá utilizar o recurso de replicação (setas azul e verde) para replicar um plano de pagamento já cadastrado;
Após replicar, se necessário, você poderá editar o novo plano de pagamento (ajustar valores, inserir ou remover itens, etc.);
11º) Abrindo as turmas
Pronto! Agora é só acessar o menu 'Secretaria » Turmas', clicar em 'Abrir Turma(s)'.
Caso queira cadastrar uma única turma, selecione a opção 'Única' e escolha as informações conforme cadastradas nos passos acima. Veja exemplo:
Ou caso queira fazer a replicação de turmas, selecione a opção 'Várias'.
Informe qual será o calendário escolar que as novas turmas utilizarão, selecione a unidade escolar das turmas que serão replicadas, selecione o calendário escolar das turmas que serão replicadas, marque as turmas que serão replicadas e clique em 'Replicar turmas'.
Veja exemplo:
Importante!
Quando você utiliza a opção de replicação de turmas, elas serão replicadas com o calendário informado no campo 'Informe qual será o calendário escolar que as novas turmas utilizarão', trazendo também o período letivo e o sistema avaliativo vinculados a esse calendário. As demais informações (exemplo: grade curricular, grupo de horário, plano de pagamento) serão replicadas de acordo com a turma anterior. Dessa forma, será necessário que a escola entre turma por turma e faça as alterações manualmente para os novos itens cadastrados. Esse processo deve ser realizado com bastante atenção para evitar problemas após os lançamentos.
Veja exemplo:
PORQUE REPLICAR E NÃO USAR O MESMO ITEM?
Se, por exemplo, a escola optar por usar a mesma grade curricular ou o mesmo sistema avaliativo de um período letivo anterior, qualquer alteração no período letivo atual afetará as turmas dos anos anteriores.
Portanto, é importante ressaltar que:
As alterações realizadas em um item (por exemplo: sistema avaliativo, grupo de horários, grade curricular) já cadastrado, refletirão em todas as turmas que estão vinculados aos mesmos.
Se houver diferenças entre as turmas (por exemplo: sistema de avaliação/sistema avaliativo, disciplinas que compõe o plano curricular/grade curricular, horário de início e término das aulas/grupo de horários), elas não poderão compartilhar os mesmos itens.
Você também pode conferir o processo através do vídeo abaixo:
Estamos à disposição!