O processo rematrícula é realizado no sistema sempre que é necessário o início de um novo período letivo, abertura de novas turmas e inicio de novo ciclo.
Primeiro passo é verificar no módulo coordenação quais alterações precisam ser realizadas, começando por identificar se será necessário o cadastros de novas salas de aula (espaços físicos), cursos e disciplinas. Não existindo a necessidade de novas criações, o que já está no sistema pode ser utilizado para as novas turmas.
*Importante: Para os cadastros que serão realizados, é indicado que seja utilizado nomenclaturas de fácil identificação, nomes que remetam anos, períodos ou até turmas*
Após isso, vem o cadastro de Grades Curriculares, se as novas turmas forem utilizar as mesmas grades e informações, os dados anteriores podem ser replicados, com novos nomes para facilitar a identificação posteriormente:
Depois vem a criação dos novos períodos letivos, com datas de inicio e termino de aulas.
Os sistemas avaliativos também precisam ser criados ou replicados, se a escola for utilizar os mesmos critérios de avaliação anteriores.
É preciso criar também novos calendários, marcando os dias letivos, período em que as aulas serão realizada.
Para atualizar valores, não se esqueça de criar novo plano de pagamento
Após cadastros e atualizações, chega a hora da abertura de novas turmas. Em Secretária - Turmas pode-se replicar as turmas já existentes para novas em outro período letivo, ou então abrir novas.
Turmas abertas, chega o momento da realização de rematrículas e/ou matrículas novas. O processo pode ser realizado de três maneiras diferentes:
Processo de rematrícula de alunos já cadastrados no sistema (onde é possível rematricular todos os alunos de determinado turma de uma só vez.
Rematricular alunos de períodos anteriores é feito em Secretária - Matrículas = Rematricular
Escolha se a matrícula utilizada será a principal ou de ajuste, e selecione a turma do período anterior, aonde esses alunos estavam, e depois a turma nova que foi criada.
Por fim, selecione o número de matrícula que será utilizado, marque disciplinas opcionais se for necessário, data de matrícula e outras opções disponíveis:
Matricular somente alunos que não estejam reprovados na turma de origem, ou matricular todos os alunos ativos da turma de origem.
Matricular somente alunos adimplentes com a escola
Não rematricular alunos cuja matrícula no período de origem é ajuste
Não rematricular alunos que já tenham uma matrícula principal no curso no período letivo de destino
Ao clicar em visualizar a planilha, após os itens acima definidos, o sistema vai trazer todos os alunos matriculados na antiga turma, basta a escola conferir os dados e realizar a
rematrícula:
Processo realizado!
Você também pode conferir o processo através do vídeo abaixo: