Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesSecretaria
Gerenciando os horários de aulas das turmas
Gerenciando os horários de aulas das turmas
Andrea Ribeiro avatar
Escrito por Andrea Ribeiro
Atualizado há mais de um mês

Para configurar os horários de aulas de uma turma, é necessário que você verifique alguns pré-requisitos:

1. Verifique o grupo de horários que a turma está utilizando.

Acesse 'Secretaria » Turmas', clique em 'Editar';


Clique no ícone abaixo para acessar o 'Grupo de horários' da turma;


Verifique se os horários estão cadastrados corretamente, com seus respectivos horários de início e término. Exemplo: '1º HORÁRIO', das 07:00 às 07:50. Não é necessário cadastrar intervalos, ou seja, o horário de recreio, apenas os horários das aulas.

Veja exemplo:


É importante lembrar que, se os horários de início e término das aulas forem diferentes entre turmas, então o mesmo grupo de horários não pode ser compartilhados entre elas, ou seja, deverão ser cadastrados grupos de horários diferentes, correspondentes aos horários (início e término) das mesmas.


​ 2. Verifique se todas as disciplinas da turma estão cadastradas na sua grade curricular.

Acesse 'Secretaria » Turmas', clique em 'Editar';


Clique no ícone abaixo para acessar a 'Grade curricular' da turma;


Verifique se todas as disciplinas estão cadastradas corretamente e, se for necessário, faça os devidos ajustes.

Vale destacar que, se as disciplinas trabalhadas entre as turmas forem diferentes, sendo as mesmas obrigatórias, não pode ser compartilhada a mesma grade curricular entre elas.

 3. Verifique se todos os professores ativos estão cadastrados.

Acesse 'Coordenação » Funcionários' e veja se os professores estão cadastrados;


Verifique também, no cadastro do professor, se ele está marcado como professor e se está devidamente vinculado à(s) unidade(s) em que ministrará aulas. Para isso, no cadastro dele, clique em 'Editar'. Em seguida, clique na aba 'Informações Gerais'. Na opção 'Outras informações', no campo 'É professor?', verifique se está marcado 'SIM'. Depois, na parte inferior da página, na opção 'Unidades Escolares', confira se ele está marcado para a(s) unidade(s) em que ministrará aulas.


Verifique também, na aba 'Disponibilidade', se o professor está restrito a alguma disciplina. Caso esteja, certifique-se de que todas as disciplinas que ele ministra estão incluídas.


Depois disso, você já tem condições de gerenciar os horários de aula das turmas. Acesse 'Secretaria » Turmas' e clique na opção 'Quadro de Horários da Turma';

Selecione o quadro de horários e cadastre os horários das aulas dos professores conforme exemplo abaixo:

Certifique-se de que a unidade de comando selecionada (na parte superior da tela) é a mesma da turma. Em seguida, preencha os campos Professor(a), Disciplina, Sala e Informações (opcional) e clique em 'Salvar'.


Ao clicar em 'Salvar', você verá um quadro com todos os horários disponíveis pra marcar os horários de aula do professor / disciplina. Depois que marcar, é só clicar em 'Voltar'.


Observação: os campos destacados em rosa indicam um alerta de que a turma já está tendo outra aula e/ou o(a) professor(a) está indisponível. Ao posicionar o cursor sobre o campo, você poderá visualizar os detalhes.

Você também poderá ver uma explicação mais completa no vídeo abaixo:

Estamos à disposição!

Respondeu à sua pergunta?