Durante o cadastro de turmas no início do novos períodos letivos, algumas escolas, acabam vinculando o sistema avaliativo errado e só identificam tempos depois que alguns lançamentos já foram realizados, ficando difícil a correção das informações. Vale ressaltar nesse artigo que é muito importante a escola buscar auxílio da nossa equipe sempre que precisar criar novas turmas, evitando assim, acontecimentos como esse.
Então vamos ao passo a passo para realizar essa correção!
Para realizar a troca, primeiro é preciso identificar qual ou quais informações foram inseridas na turma desejada, é necessário verificar as informações cadastradas da turma, em Secretaria>> Turmas>> Editar turma.
Feito isso poderá clicar em cima do Calendário Escolar cadastrado dentro da turma, pois o sistema avaliativo é vinculado ao calendário escolar e com isso, para trocar dependemos da troca de ambos.
Neste exemplo da imagem, temos a situação completa das informações que foram inseridas na turma.
1º PASSO: Excluir as faltas dos alunos, para isso poderá acessar a tela Diário escolar>> Faltas, selecionar a turma desejada e remova as faltas (que representam pelas bolinhas vermelhas) , logo certifique que todos os alunos da turma já estão com presença (representadas pela bolinha verde).
Obs: Para conferir se retirou todas as faltas lançadas aos alunos da turma em que deseja trocar o sistema avaliativo, poderá usar o Relatório do Diário escolar >> Apuração de frequência.
2º PASSO: Remover os conteúdos lançados pelos professores, pode ser feito em Diário escolar >> Aulas - Tipo: Conteúdos Ministrados
Obs: Para conferir se foi removido todas as informações de conteúdos ministrados na turma, poderá usar o relatório do Diário escolar >> Relatórios: Registro de conteúdos curriculares
3º PASSO: Remover as notas que foram lançadas aos alunos dessa turma, para isso poderá ir em Diário escolar >> Notas e remover as notas dos alunos (Lembrando que caso coloque a nota 00,00 não será validado, será contado como nota, o campo deve estar sem nenhuma informação contida):
Obs: Para conferir se foi removido todas as notas dos alunos da turma, poderá usar os relatórios do Diário escolar >> Relatórios (no qual poderá ver todas as notas dos alunos juntos) em Boletim ou no relatório de Notas (terá que ser selecionado a disciplina manualmente):
Feito toda a remoção das informações e confirmar que não ficou nenhuma informação de notas, conteúdos ministrados e faltas presentes na turma em que deseja alterar o sistema avaliativo, poderá excluir o quadro de horários da turma, em Secretaria >> Turmas >> Quadro de horários da turma:
Assim que acessar o quadro de horários da turma, poderá clicar no ícone de lixeira para realizar a remoção dos professores vinculados a essa turma:
Feito todo esse procedimento, poderá ir novamente na tela de configurações da turma, em Secretaria >> Turmas >> Editar turma. Assim que acessar estará liberado a função para a troca do calendário escolar, juntamente ao sistema avaliativo (relembrando que o sistema avaliativo é vinculado ao calendário escolar):
Pronto, estará feito a troca do seu sistema avaliativo da turma desejada.
Observações finais:
Se o sistema avaliativo não estiver cadastrado (o sistema avaliativo correto) terá que ir em Coordenação>> Sistemas avaliativos e criar um novo sistema (temos um artigo que explica o processo de criação dessa função).
Caso seja necessário a criação, logo após o cadastro do novo sistema avaliativo, terá que ir em Coordenação >> Calendários escolares e criar um novo calendário para poder vincular o novo sistema avaliativo.