Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesCoordenação
Configurando corretamente um sistema avaliativo
Configurando corretamente um sistema avaliativo
Andrea Ribeiro avatar
Escrito por Andrea Ribeiro
Atualizado há mais de um mês

O primeiro passo será identificar as diferentes formas de avaliação entre as turmas que você tem. Por exemplo, se o Ensino Fundamental II possui avaliações com valores diferentes do Ensino Médio, será necessário cadastrar dois sistemas avaliativos distintos. Nesse caso, sugiro que você registre os sistemas avaliativos da seguinte maneira: 2024 - ENSINO FUNDAMENTAL e 2024 - ENSINO MÉDIO. É interessante começar informando o ano, a título de organização.


Definidos os sistemas avaliativos que serão criados, acesse Coordenação » Sistemas Avaliativos e clique em '+ Cadastrar';


Caso queira cadastrar um novo sistema avaliativo replicando algum já criado, clique em 'Sim, quero replicar'. Dessa forma, abrirá uma tela para você selecionar o sistema avaliativo que deseja replicar e informar o nome do novo sistema avaliativo. Após preencher as informações, clique em 'Replicar';


Você também pode replicar um sistema avaliativo clicando em 'Replicar este sistema avaliativo' (seta azul e verde);

Utilizando a opção de replicar, será criada uma cópia idêntica do sistema avaliativo que foi replicado, com a nomenclatura que você informou. Se necessário, você poderá acessar esse novo sistema avaliativo e realizar editá-lo conforme precisar.


Se você não quiser utilizar a opção de replicar, ao clicar em '+ cadastrar', clique na opção 'Não, quero criar um novo';


Após, informe o 'Nome' escolhido por você, seguindo as orientações de nomenclaturas informadas acima. Preencha os campos 'Legenda do Painel do Aluno' (opcional), 'Progressão Parcial', 'Valor Total', 'Mínimo para Aprovação' (percentual) e 'Assiduidade Mínima' (percentual). Marque as opções conforme desejar e clique em 'Salvar';
​​

Se utilizarem notas conceituais, na opção 'Notas Conceituais', será necessário cadastrar os conceitos;


É importante lembrar que os conceitos devem ser cadastrados de 0 a 100%, sem pular nenhum intervalo. Veja o exemplo:

0.00 % a 20.99 % - Regular
21.00 % a 50.99 % - Bom
51.00% a 70.99% - Muito bom
71.00 % a 100.00 % - Excelente

Em 'Divisões do Sistema Avaliativo', clique em '+ cadastrar' para cadastrar as divisões que compõem o sistema avaliativo. Exemplos: '1º BIMESTRE', 'RECUPERAÇÃO 1º BIM', '2º TRIMESTRE', '1º SEMESTRE', etc. Na maioria dos casos, recomendamos que você cadastre a recuperação como uma divisão. Somente nos casos em que a nota de recuperação substituirá avaliações específicas dentro das divisões é que sugerimos que as avaliações de recuperação sejam cadastradas dentro da própria divisão;


Informe o 'Nome' da divisão, preencha as informações configurando conforme desejar e clique em 'Salvar';


Após salvar, habilitará o campo 'Avaliações'. Clique em '+ cadastrar' para cadastrar todas as avaliações que deverão compor a divisão em questão;

Informe o Nome da avaliação, preencha a Categoria (opcional), caso não tenha a categoria desejada cadastrada, poderá clicar no '+' e cadastrar, informe a Ordem nos relatórios e o Valor da avaliação.

Informe o 'Nome' da avaliação, preencha a 'Categoria' (opcional). Se a categoria desejada não estiver cadastrada, você poderá clicar no '+' para cadastrá-la. Em seguida, informe a 'Ordem nos relatórios' e o 'Valor' da avaliação.


Na opção 'Cálculo', marque como deverá ser realizado o cálculo para compor a nota desta avaliação. Por exemplo: se mais de um professor lançar nota para a mesma disciplina e avaliação, você pode escolher se as notas lançadas pelos professores devem ser somadas ou se será feita a média das notas para compor a nota desta avaliação. Ou você também pode marcar a opção em que os professores não poderão lançar notas para esta avaliação, permitindo que apenas a secretaria (escola) faça isso.


Informe as orientações para solicitações de segunda chamada desta avaliação (opcional). Após, marque se os professores poderão atribuir um novo nome e valor para esta avaliação e se nota do aluno poderá ultrapassar o valor da avaliação.



É possível restringir o uso da avaliação por disciplina. Ou seja, a escola poderá escolher se deseja que a avaliação seja utilizada especificamente por determinadas disciplinas, informando-as no campo correspondente. Caso opte por não preencher nada nesse campo, não haverá restrição alguma.



Após cadastrar a divisão e suas avaliações, caso deseje, você também poderá utilizar o recurso de replicar (seta azul e verde) para copiar a divisão e realizar apenas os ajustes que forem necessários.


​​Observações:

  • Mesmo que no próximo período letivo o sistema de avaliação continue o mesmo, sempre orientamos a replicar o sistema avaliativo e não utilizar o anterior. Isso porque, se a escola optar por usar o mesmo sistema avaliativo, qualquer alteração necessária para esse novo período letivo afetará as turmas dos anos anteriores.

  • Observe que tanto as divisões quanto as avaliações possuem um campo chamado 'Ordem nos relatórios'. O sistema utiliza o que foi cadastrado nesse campo para exibir as informações nos relatórios (exemplo: 'Boletim') na ordem que você configurou.

  • Quando terminar os cadastros dos sistemas avaliativos com suas respectivas divisões e avaliações, abra uma nova conversa no chat, com orientações sobre como serão feitos os cálculos das médias das divisões e finais. Por exemplo: 'Faça a média das avaliações dentro dos bimestres', 'Pegue a maior nota entre a recuperação bimestral e seus respectivos bimestres', etc. Quanto maior a riqueza de detalhes, mais agilidade e assertividade nossa equipe terá no cadastro das fórmulas. Se possível, forneça exemplos.

    Você também poderá ver uma explicação mais completa no vídeo abaixo:


    Estamos à disposição!

Respondeu à sua pergunta?