O primeiro passo será identificar as diferentes formas de avaliação entre as turmas que você tem. Por exemplo, se o Ensino Fundamental II possui avaliações com valores diferentes do Ensino Médio, será necessário cadastrar dois sistemas avaliativos distintos. Nesse caso, sugiro que você registre os sistemas avaliativos da seguinte maneira: 2024 - ENSINO FUNDAMENTAL e 2024 - ENSINO MÉDIO. É interessante começar informando o ano, a título de organização.
Definidos os sistemas avaliativos que serão criados, acesse Coordenação » Sistemas Avaliativos e clique em '+ Cadastrar';
Caso queira cadastrar um novo sistema avaliativo replicando algum já criado, clique em 'Sim, quero replicar'. Dessa forma, abrirá uma tela para você selecionar o sistema avaliativo que deseja replicar e informar o nome do novo sistema avaliativo. Após preencher as informações, clique em 'Replicar';
Você também pode replicar um sistema avaliativo clicando em 'Replicar este sistema avaliativo' (seta azul e verde);
Utilizando a opção de replicar, será criada uma cópia idêntica do sistema avaliativo que foi replicado, com a nomenclatura que você informou. Se necessário, você poderá acessar esse novo sistema avaliativo e realizar editá-lo conforme precisar.
Se você não quiser utilizar a opção de replicar, ao clicar em '+ cadastrar', clique na opção 'Não, quero criar um novo';
Após, informe o 'Nome' escolhido por você, seguindo as orientações de nomenclaturas informadas acima. Preencha os campos 'Legenda do Painel do Aluno' (opcional), 'Progressão Parcial', 'Valor Total', 'Mínimo para Aprovação' (percentual) e 'Assiduidade Mínima' (percentual). Marque as opções conforme desejar e clique em 'Salvar';
Se utilizarem notas conceituais, na opção 'Notas Conceituais', será necessário cadastrar os conceitos;
É importante lembrar que os conceitos devem ser cadastrados de 0 a 100%, sem pular nenhum intervalo. Veja o exemplo:
0.00 % a 20.99 % - Regular
21.00 % a 50.99 % - Bom
51.00% a 70.99% - Muito bom
71.00 % a 100.00 % - Excelente
Em 'Divisões do Sistema Avaliativo', clique em '+ cadastrar' para cadastrar as divisões que compõem o sistema avaliativo. Exemplos: '1º BIMESTRE', 'RECUPERAÇÃO 1º BIM', '2º TRIMESTRE', '1º SEMESTRE', etc. Na maioria dos casos, recomendamos que você cadastre a recuperação como uma divisão. Somente nos casos em que a nota de recuperação substituirá avaliações específicas dentro das divisões é que sugerimos que as avaliações de recuperação sejam cadastradas dentro da própria divisão;
Informe o 'Nome' da divisão, preencha as informações configurando conforme desejar e clique em 'Salvar';
Após salvar, habilitará o campo 'Avaliações'. Clique em '+ cadastrar' para cadastrar todas as avaliações que deverão compor a divisão em questão;
Informe o Nome da avaliação, preencha a Categoria (opcional), caso não tenha a categoria desejada cadastrada, poderá clicar no '+' e cadastrar, informe a Ordem nos relatórios e o Valor da avaliação.
Informe o 'Nome' da avaliação, preencha a 'Categoria' (opcional). Se a categoria desejada não estiver cadastrada, você poderá clicar no '+' para cadastrá-la. Em seguida, informe a 'Ordem nos relatórios' e o 'Valor' da avaliação.
Na opção 'Cálculo', marque como deverá ser realizado o cálculo para compor a nota desta avaliação. Por exemplo: se mais de um professor lançar nota para a mesma disciplina e avaliação, você pode escolher se as notas lançadas pelos professores devem ser somadas ou se será feita a média das notas para compor a nota desta avaliação. Ou você também pode marcar a opção em que os professores não poderão lançar notas para esta avaliação, permitindo que apenas a secretaria (escola) faça isso.
Informe as orientações para solicitações de segunda chamada desta avaliação (opcional). Após, marque se os professores poderão atribuir um novo nome e valor para esta avaliação e se nota do aluno poderá ultrapassar o valor da avaliação.
É possível restringir o uso da avaliação por disciplina. Ou seja, a escola poderá escolher se deseja que a avaliação seja utilizada especificamente por determinadas disciplinas, informando-as no campo correspondente. Caso opte por não preencher nada nesse campo, não haverá restrição alguma.
Após cadastrar a divisão e suas avaliações, caso deseje, você também poderá utilizar o recurso de replicar (seta azul e verde) para copiar a divisão e realizar apenas os ajustes que forem necessários.
Observações:
Mesmo que no próximo período letivo o sistema de avaliação continue o mesmo, sempre orientamos a replicar o sistema avaliativo e não utilizar o anterior. Isso porque, se a escola optar por usar o mesmo sistema avaliativo, qualquer alteração necessária para esse novo período letivo afetará as turmas dos anos anteriores.
Observe que tanto as divisões quanto as avaliações possuem um campo chamado 'Ordem nos relatórios'. O sistema utiliza o que foi cadastrado nesse campo para exibir as informações nos relatórios (exemplo: 'Boletim') na ordem que você configurou.
Quando terminar os cadastros dos sistemas avaliativos com suas respectivas divisões e avaliações, abra uma nova conversa no chat, com orientações sobre como serão feitos os cálculos das médias das divisões e finais. Por exemplo: 'Faça a média das avaliações dentro dos bimestres', 'Pegue a maior nota entre a recuperação bimestral e seus respectivos bimestres', etc. Quanto maior a riqueza de detalhes, mais agilidade e assertividade nossa equipe terá no cadastro das fórmulas. Se possível, forneça exemplos.
Você também poderá ver uma explicação mais completa no vídeo abaixo:
Estamos à disposição!