Todas as coleções
Secretaria
Imprimindo etiquetas no Word importando dados do iScholar
Imprimindo etiquetas no Word importando dados do iScholar

Este artigo explica como usar o Word para emitir as etiquetas no formato desejado importando os dados do iScholar.

Ricardo Soares avatar
Escrito por Ricardo Soares
Atualizado há mais de uma semana

Quando falamos em etiquetas emitidas por softwares online sempre é um assunto complicado. Isto se dá por dois motivos: porque existem no mercado uma variedade muito grande de marcas e modelos e os relatórios são impressos do navegador do computador, o que dá margem para configurações de impressão que vão desconfigurar a impressão das etiquetas.

Para resolver esse problema vamos mostrar um passo a passo para impressão das etiquetas no Word, desde a configuração do modelo da etiqueta, importação dos dados do iScholar e geração da mala direta. Neste tutorial vamos usar o Word 2016 mas nas outras versões o passo a passo é semelhante.

PASSO 1 - CONFIGURANDO O MODELO DA ETIQUETA NO WORD

O primeiro passo é a configuração da etiqueta desejada. Neste exemplo vamos usar a Pimaco A4354. Esta configuração você irá fazer apenas uma vez e só precisará repeti-la se trocar o modelo escolhido.

No site da fabricante das etiquetas você vai encontrar na área de downloads o documento de "Parâmetros de impressão". 

Faça o download do documento, abra e localize os parâmetros do modelo de etiquetas que você vai usar.

Com estes dados em mãos, vamos no Word para configurar o padrão da etiqueta. No Word, abra um novo documento, acesse a guia "Correspondências" e depois clique em "Etiquetas". Localize o botão "Opções".

Depois clique em "Nova Etiqueta" e preencha os dados de acordo com os parâmetros de impressão informados no documento do fabricante.

Clique em OK. Seu modelo está salvo e pronto para ser usado. 

PASSO 2 - EXPORTANDO OS DADOS NO ISCHOLAR

Para exportar os dados vamos gerar um arquivo no formato CSV. Vários relatórios no iScholar oferecem essa possibilidade, mas neste exemplo vamos usar o relatório "Lista Geral de Alunos", acessando Secretaria >> Relatórios >> Lista Geral de Alunos.

Neste relatório você poderá filtrar os dados da forma que desejar, filtrar por curso, turma, aniversariantes, entre muitos outros filtros. Da mesma forma, você poderá selecionar quais serão os dados do relatório (Nome do aluno, Responsável, Endereço, etc). 

Filtre e marque as opções desejadas de acordo com seu objetivo. O importante é selecionar no campo "Saída dos dados" a opção "CSV (Excel)". Salve o arquivo em seu computador.

PASSO 3 - GERANDO AS ETIQUETAS NO WORD

O último passo é gerar as etiquetas no Word. Lá, selecione a guia "Correspondências", clique em "Iniciar Mala Direta" e depois em "Etiquetas".

Selecione o modelo que criamos no passo 1 e clique em "OK".

Será gerado um novo documento já no padrão da etiqueta. Agora vamos importar os dados do arquivo CSV que geramos no iScholar. Para isso clique em "Selecionar Destinatários" e depois em "Usar uma lista existente".

Selecione o arquivo CSV que você gerou no iScholar. Marque na opção de codificação a opção "Windos (padrão)" e clique em "OK".

Os dados foram importados e agora você pode usar a primeira etiqueta para montar o padrão que será impresso. Neste exemplo eu vou gerar com o nome do aluno e o endereço na linha debaixo. Para inserir um campo clique em "Inserir Campo de Mensagem".

Você pode montar a etiqueta do jeito de desejar, colocar negrito, escolher fonte e etc. 

Quando estiver pronta a primeira etiqueta clique em "Atualizar etiquetas" para que as outras sejam atualizadas. Por fim clique em "Concluir e Mesclar" para gerar um novo documento ou imprimir diretamente.

Enjoy =)

Respondeu à sua pergunta?