1) Cadastre todos os seus itens do seu estoque que devem ser gerenciados

Acesse 'Financeiro :: Estoque', clique em 'Cadastrar novo item' na aba 'Estoque' e  cadastre todos os itens que deseja gerenciar informando seus respectivos saldos iniciais e valores de venda para cada unidade escolar.

2) Venda de produtos

Se desejar fazer uma venda dos itens cadastrados no passo 1, acesse 'Financeiro :: Vendas de produtos' e clique em 'Cadastrar'.  Selecione a 'Unidade escolar', informe a 'Data da venda', informe um cliente (opcional) que pode ser um aluno ou um professor, inclua todos os itens da venda, informe as observações necessárias (opcional) e a forma de pagamento se o valor for maior do que zero. Clique em 'Salvar' para finalizar a operação.

Na listagem das vendas, você terá a opção de editar, imprimir o boleto para pagamento caso seja essa a forma de pagamento escolhida e estornar. Ainda nessa tela, os filtros podem te auxiliar a localizar de forma mais rápida as vendas realizadas.

3) Movimentando o estoque

Em 'Financeiro :: Estoque', você pode movimentar o estoque clicando na aba 'Movimentação'. Esta tela conta com duas opções de registro: entrada e saída. As movimentações de entrada e venda podem eventualmente envolver movimentações financeiras. Logo, é necessário que o usuário tenha permissão para realizar movimentações financeiras. A saída do estoque pode ser do tipo 'CONSUMO INTERNO' ou 'PERDA' e não envolve valores. 

4) Ajuste de saldos e valores

Para não perder o controle dos saldos, é interessante sempre registrar as movimentações de qualquer natureza no momento que elas acontecerem. No entanto, se for necessário qualquer ajuste, basta acessar 'Financeiro :: Estoque' e, na aba 'Estoque', clicar em 'Ajustar saldos e valores'. Selecione a 'Unidade escolar', uma 'Categoria', informe 'Data' e o 'Motivo' do ajuste. Depois, é só alterar os valores dos saldos no dia selecionado e alterar o valor da venda, se desejar. Para finalizar, clique em 'Salvar'.

Encontrou sua resposta?