Todas as coleções
Coordenação
Configurando corretamente um sistema avaliativo
Configurando corretamente um sistema avaliativo
Widilla Louredo avatar
Escrito por Widilla Louredo
Atualizado há mais de uma semana
  1. Identifique as diferentes formas de avaliar entre as turmas que você tem. Por exemplo, se o Ensino fundamental II possui avaliações com valores diferentes do Ensino Médio, será necessário cadastrar dois sistemas avaliativos diferentes. Nesse caso, sugiro que você cadastre os sistemas avaliativos da seguinte maneira: 2018 - ENSINO MÉDIO e 2018 - ENSINO FUNDAMENTAL. É interessante começar informando o ano, a título de organização.

  2. Definido quais sistemas avaliativos serão criados, clique na opção 'Cadastrar' em 'Coordenação :: Sistemas avaliativos'. Informe o nome escolhido por você seguindo as orientações do passo 1, ajuste as demais opções e clique em 'Salvar'.

  3. Em 'Divisões do sistema avaliativo', clique em 'Cadastrar', para cadastrar as divisões que compõem o sistema avaliativo. Exemplos: '1º BIMESTRE', 'RECUPERAÇÃO 1º BIM', '2º TRIMESTRE', 'SEMESTRE', etc. Sim, na maioria dos casos, recomendamos que você cadastre a recuperação como uma divisão. Somente nos casos onde a nota de recuperação substituirá avaliações específicas dentro das divisões é que recomendamos que as avaliações de recuperação estejam cadastradas dentro da própria divisão.

  4. Ao concluir o cadastro das divisões, você será redirecionado para o cadastro das avaliações. Cadastre todas as avaliações que compõem as divisões. 

Entre as configurações que você pode realizar no cadastro / edição das avaliações, temos:

a) Criar grupos de avaliações, criando o recurso de categoria. O objetivo é permitir uma melhor organização das avaliações quando forem exibidas em relatórios de notas.

b) Restringir o uso da avaliação por disciplina. Ou seja, a escola poderá escolher se deseja que esta ou aquela avaliação sejam usadas especificamente por determinadas disciplinas. Caso opte por não informar nada nesse campo, não haverá restrição alguma.

Outras observações:
a)
Observe que tanto as divisões quanto as avaliações, possuem um campo chamado 'Ordem'. O sistema utiliza o que foi cadastrado nesse campo para exibir as informações nos boletins, por exemplo, na ordem que você preferir.

b) Quando terminar o cadastro dos sistemas avaliativos com suas respectivas divisões e avaliações, abra uma nova conversa no chat, com orientações sobre como serão feitos os cálculos das médias das divisões e finais. Por exemplo: 'Faça a média das avaliações dentro dos bimestres', 'Pegue a maior nota entre a recuperação bimestral e seus respectivos bimestres', etc. Quanto maior a riqueza de detalhes, mais agilidade e acertividade nossa equipe terá no cadastro das fórmulas. Se possível, dê exemplos.

Respondeu à sua pergunta?