1. Identifique as diferentes formas de avaliar entre as turmas que você tem. Por exemplo, se o Ensino fundamental II possui avaliações com valores diferentes do Ensino Médio, será necessário cadastrar dois sistemas avaliativos diferentes. Nesse caso, sugiro que você cadastre os sistemas avaliativos da seguinte maneira: 2018 - ENSINO MÉDIO e 2018 - ENSINO FUNDAMENTAL. É interessante começar informando o ano, a título de organização.
  2. Definido quais sistemas avaliativos serão criados, clique na opção 'Cadastrar' em 'Coordenação :: Sistemas avaliativos'. Informe o nome escolhido por você seguindo as orientações do passo 1, ajuste as demais opções e clique em 'Salvar'.
  3. Em 'Divisões do sistema avaliativo', clique em 'Cadastrar', para cadastrar as divisões que compõem o sistema avaliativo. Exemplos: '1º BIMESTRE', 'RECUPERAÇÃO 1º BIM', '2º TRIMESTRE', 'SEMESTRE', etc. Sim, na maioria dos casos, recomendamos que você cadastre a recuperação como uma divisão. Somente nos casos onde a nota de recuperação substituirá avaliações específicas dentro das divisões é que recomendamos que as avaliações de recuperação estejam cadastradas dentro da própria divisão.
  4. Ao concluir o cadastro das divisões, você será redirecionado para o cadastro das avaliações. Cadastre todas as avaliações que compõem as divisões. 

Entre as configurações que você pode realizar no cadastro / edição das avaliações, temos:

a) Criar grupos de avaliações, criando o recurso de categoria. O objetivo é permitir uma melhor organização das avaliações quando forem exibidas em relatórios de notas.

b) Restringir o uso da avaliação por disciplina. Ou seja, a escola poderá escolher se deseja que esta ou aquela avaliação sejam usadas especificamente por determinadas disciplinas. Caso opte por não informar nada nesse campo, não haverá restrição alguma.

Outras observações:
a)
Observe que tanto as divisões quanto as avaliações, possuem um campo chamado 'Ordem'. O sistema utiliza o que foi cadastrado nesse campo para exibir as informações nos boletins, por exemplo, na ordem que você preferir.

b) Quando terminar o cadastro dos sistemas avaliativos com suas respectivas divisões e avaliações, abra uma nova conversa no chat, com orientações sobre como serão feitos os cálculos das médias das divisões e finais. Por exemplo: 'Faça a média das avaliações dentro dos bimestres', 'Pegue a maior nota entre a recuperação bimestral e seus respectivos bimestres', etc. Quanto maior a riqueza de detalhes, mais agilidade e acertividade nossa equipe terá no cadastro das fórmulas. Se possível, dê exemplos.

Encontrou sua resposta?