Por se tratar de uma nova ferramenta será necessário, conceder a permissão aos usuários ou grupos que forem utilizar esse recurso.

A permissão pode ser dada de duas maneiras: colocando o usuário dentro do grupo, ou individualmente.

Atribui-se as permissões ao grupo em 'Administração :: Grupos de acesso :: Permissões do grupo' (Chave amarela) ajuste os filtros conforme o módulo e ao usuário em 'Administração :: Usuários :: Permissões do usuário'. (Chave amarela).

Passo 1. Defina as categorias dos documentos que você vai cadastrar:

a) Acesse 'Secretaria >> Modelo de documentos';
b) Cadastre a Categoria do Documento, clique em Cadastrar >> Nova Categoria.
Sugestões de nomes para categorias: CONTRATOS, DECLARAÇÕES, REQUERIMENTOS, etc.
c) Após Cadastre o Modelo do Documento.Cadastrar >> Novo Modelo.
Sugestões de Nome para o Modelo: CONTRATO 2019, DECLARAÇÃO DE BENS, etc.
Visualize as categorias de documentos que você já tem cadastradas e faça os ajustes necessários para que a organização dos documentos atenda a sua necessidade.

b) Informe um nome para o documento e selecione uma categoria. Depois, você terá a opção de restringir a utilização desse documento para turmas específicas (caso não inclua nenhuma restrição, o documento aparecerá para alunos de todas as turmas e períodos letivos). Além disso, poderá adicionar um atalho para este documento à tela de 'Impressão de documentos' , Exibir o cabeçalho correspondente a unidade de em que o aluno está matriculado; e adicionar acesso a este relatório á tela de "Relatório" do Painel do Aluno.

Após todas as opções preenchidas clique em Salvar e Continuar,

Você visualizará a Categoria juntamente ao Modelo;

O Modelo do Documento ainda estará vazio, desta forma você vai clicar em Modelo (retângulo cinza em frente do Modelo) clique em editar modelo :


Abrindo a tela, clique em Salvar e alterar modelo.

Quando clicar em 'Salvar e alterar o Modelo', bastará redigir o documento no editor de texto ou colar de alguma outra fonte da qual foi copiada (Ex: Word) e substituir os textos dinâmicos pelas variáveis disponíveis no editor de texto;

Após o documento ser redigido ou colado no editor de texto, você vai substitui as informações que variam conforme o aluno, responsável, turma, Unidade, etc...;

Por exemplo: Na maioria das vezes a CONTRATADA é a Unidade Escolar, por isso como na imagem abaixo, você substituirá a Razão Social, pela Variável que se encontra na parte superior do editor de texto: Unidade >> razão social, uma vez substituída as informações vão aparecer como na imagem abaixo.

Desta forma o sistema buscará as informações cadastradas na matrícula do aluno, turma e Unidades Escolares;

Clique em Salvar alterações

d) Se estiver fazendo um contrato ou algum outro documento onde a tabela do que foi negociado com o responsável seja fundamental, clique na opção 'Tabela Financeira', parte superior do editor de texto, selecione as colunas que deverão compor a tabela, especifique os tipos de parcelas que deverão aparecer e clique para incluir;

e) Na opção de inserir a tabela financeira, possui a opção 'Filtrar parcelas'.
Essa funcionalidade tem a princípio 3 opções: 'Todas as parcelas', 'Somente as parcelas vencidas' e 'Somente as parcelas quitadas'.

Clique em OK; 

Desta forma a tabela financeira será inserida no documento, acompanhada das variáveis que buscaram as informações financeiras do aluno;

Para Gerar o documento:
a) Você deve ir em:  'Secretaria :: Modelo de documentos', marque os alunos para os quais deseja gerar o documento em PDF e clique em 'Gerar', opção disponível na frente do documento.

b) Ou, caso a opção 'Adicionar acesso a este relatório à tela de 'Impressão de documentos' do aluno.' tenha sido marcada ao cadastrar o modelo de documento, acesse 'Secretaria :: Matrículas :: Impressão de documentos', selecione a categoria, selecione o documento e clique para gerar.

Encontrou sua resposta?