Todas as coleções
Secretaria
Como cadastrar contratos, declarações, requerimentos e outros documentos de alunos
Como cadastrar contratos, declarações, requerimentos e outros documentos de alunos

Preparamos esse tutorial para que você tenha total autonomia para cadastrar ou realizar modificações em documentos gerados para alunos.

Franz Ramos avatar
Escrito por Franz Ramos
Atualizado há mais de uma semana

Por se tratar de uma nova ferramenta será necessário, conceder a permissão aos usuários ou grupos que forem utilizar esse recurso.

A permissão pode ser dada de duas maneiras: colocando o usuário dentro do grupo, ou individualmente.

Atribui-se as permissões ao grupo em 'Administração :: Grupos de acesso :: Permissões do grupo' (Chave amarela) ajuste os filtros conforme o módulo e ao usuário em 'Administração :: Usuários :: Permissões do usuário'. (Chave amarela).

Passo 1. Defina as categorias dos documentos que você vai cadastrar:

a) Acesse 'Secretaria >> Modelo de documentos';
b) Cadastre a Categoria do Documento, clique em Cadastrar >> Nova Categoria.
Sugestões de nomes para categorias: CONTRATOS, DECLARAÇÕES, REQUERIMENTOS, etc.
c) Após Cadastre o Modelo do Documento.Cadastrar >> Novo Modelo.
Sugestões de Nome para o Modelo: CONTRATO 2019, DECLARAÇÃO DE BENS, etc.
Visualize as categorias de documentos que você já tem cadastradas e faça os ajustes necessários para que a organização dos documentos atenda a sua necessidade.

b) Informe um nome para o documento e selecione uma categoria. Depois, você terá a opção de restringir a utilização desse documento para turmas específicas (caso não inclua nenhuma restrição, o documento aparecerá para alunos de todas as turmas e períodos letivos). Além disso, poderá adicionar um atalho para este documento à tela de 'Impressão de documentos' , Exibir o cabeçalho correspondente a unidade de em que o aluno está matriculado; e adicionar acesso a este relatório á tela de "Relatório" do Painel do Aluno.

Após todas as opções preenchidas clique em Salvar e Continuar,

Você visualizará a Categoria juntamente ao Modelo;

O Modelo do Documento ainda estará vazio, desta forma você vai clicar em Modelo (retângulo cinza em frente do Modelo) clique em editar modelo :


Abrindo a tela, clique em Salvar e alterar modelo.

Quando clicar em 'Salvar e alterar o Modelo', bastará redigir o documento no editor de texto ou colar de alguma outra fonte da qual foi copiada (Ex: Word) e substituir os textos dinâmicos pelas variáveis disponíveis no editor de texto;

Após o documento ser redigido ou colado no editor de texto, você vai substitui as informações que variam conforme o aluno, responsável, turma, Unidade, etc...;

Por exemplo: Na maioria das vezes a CONTRATADA é a Unidade Escolar, por isso como na imagem abaixo, você substituirá a Razão Social, pela Variável que se encontra na parte superior do editor de texto: Unidade >> razão social, uma vez substituída as informações vão aparecer como na imagem abaixo.

Desta forma o sistema buscará as informações cadastradas na matrícula do aluno, turma e Unidades Escolares;

Clique em Salvar alterações

d) Se estiver fazendo um contrato ou algum outro documento onde a tabela do que foi negociado com o responsável seja fundamental, clique na opção 'Tabela Financeira', parte superior do editor de texto, selecione as colunas que deverão compor a tabela, especifique os tipos de parcelas que deverão aparecer e clique para incluir;

e) Na opção de inserir a tabela financeira, possui a opção 'Filtrar parcelas'.
Essa funcionalidade tem a princípio 3 opções: 'Todas as parcelas', 'Somente as parcelas vencidas' e 'Somente as parcelas quitadas'.

Clique em OK; 

Desta forma a tabela financeira será inserida no documento, acompanhada das variáveis que buscaram as informações financeiras do aluno;

Para Gerar o documento:
a) Você deve ir em:  'Secretaria :: Modelo de documentos', marque os alunos para os quais deseja gerar o documento em PDF e clique em 'Gerar', opção disponível na frente do documento.

b) Ou, caso a opção 'Adicionar acesso a este relatório à tela de 'Impressão de documentos' do aluno.' tenha sido marcada ao cadastrar o modelo de documento, acesse 'Secretaria :: Matrículas :: Impressão de documentos', selecione a categoria, selecione o documento e clique para gerar.

Respondeu à sua pergunta?