O recurso de nota fiscal do iScholar se comunica com o sistema da prefeitura e envia o RPS (Recibo Provisório de Serviços) que será convertido em Nota Fiscal Eletrônica. Por isso, não será necessário acessar mais o sistema da Prefeitura para emitir as notas fiscais dos alunos. Se antes as notas eram emitidas uma a uma, você agora terá muito mais agilidade enviando para a Prefeitura vários RPS's de uma só vez.
Cadastrando um emissor
Para solicitar o cadastro de um novo emissor, entre em contato com nosso time de Suporte via chat de posse das seguintes informações/arquivos:
Informações cadastrais
CNPJ;
Razão Social;
Inscrição municipal;
Inscrição estadual (se aplicável);
E-mail para contato;
Telefone comercial;
Endereço completo;
Nome das unidades que emitirão notas para o novo emissor;
Relação dos itens de parcela faturáveis por modalidade de ensino.
Informações fiscais para Nota Fiscal de Serviço (NFS-e)
Indicar se é optante pelo Simples Nacional;
Indicar se incentivador cultural;
Credenciais de acesso da empresa ao portal da Prefeitura Municipal;
PDF da última nota emitida pela empresa;
XML da última nota emitida pela empresa.
Informações fiscais para Nota Fiscal de Produto (NF-e)
Identificador do CSC;
CSC (Código de segurança do contribuinte);
Número de série e da última nota emitida (NF-e).
Gerando notas fiscais de serviço (NFS-e)
Para gerar notas fiscais de serviço (NFS-e) com o emissor devidamente cadastrado, retorne à tela principal do recurso de 'Notas Fiscais' no menu 'Financeiro' e clique em 'Gerar notas' e depois 'Notas de serviço (NFS-e)'. Na tela que vai abrir, ajuste os filtros de acordo com sua necessidade, selecionando as parcelas específicas para as quais deseja emitir as notas fiscais. Após fazer as seleções, clique em 'Transmitir selecionadas'.
Enquanto a Prefeitura processa o pedido, o Recibo Provisório de Serviços (RPS) ficará na aba 'Aguardando'. Dependendo da resposta da Prefeitura, o RPS pode ser movido para a aba 'Erro' ou 'Autorizadas'. Caso ocorra um erro, o sistema informará o motivo. Muitas vezes, você poderá corrigir o problema e retransmitir a nota, como, por exemplo, em casos de problemas no cadastro do responsável. Para outras situações, será necessário entrar em contato com nossa equipe de suporte para que seja verificado.
Gerando notas fiscais de produto (NF-e)
Para gerar notas fiscais de produto (NF-e) com o emissor devidamente cadastrado, acesse a opção de 'Venda de produtos' no menu 'Financeiro'. Na tela que vai abrir, ajuste os filtros de acordo com sua necessidade, identificando a venda para qual deseja emitir a nota fiscal. Após localizar a venda, clique em da venda correspondente e selecione 'NF-e'.
Na tela que vai abrir, antes de você emitir a nota fiscal, é importante se atentar a alguns detalhes:
Dados fiscais do produto: Antes de Validar/Emitir a NF-e, é importante que os dados fiscais do produto estejam corretamente configurados.
Emissão em ambiente de homologação: Antes de emitir a NF-e em ambiente de produção, realize o teste no ambiente de homologação para garantir que todas as configurações e os dados estão corretos. O teste pode ser realizado clicando em 'Validar NF-e'.
Validação dos testes: Verifique se a NF-e emitida no ambiente de homologação foi processada corretamente pela SEFAZ. Corrija os eventuais erros. Para outras situações, será necessário entrar em contato com nossa equipe de suporte para que seja verificado.
Emissão em ambiente de produção: Após a validação no ambiente de homologação, basta emitir a NF-e no ambiente de produção clicando em 'Emitir NF-e'.
Enquanto a SEFAZ processa o pedido de autorização, você poderá acompanhar a 'Situação' na seção 'Histórico da NF-e'. Caso ocorra um erro, a SEFAZ retornará o motivo da rejeição para correção e o sistema informará no campo 'Ação'. Muitas vezes, você poderá identificar e corrigir o problema e 'Validar a NF-e' novamente. Para outras situações, será necessário entrar em contato com nossa equipe de suporte para que seja verificado.
Por fim, se aprovada, a SEFAZ retornará a NF-e autorizada (arquivo XML) e o Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (DANFE).
Renovando o seu certificado digital
Caso a forma de autenticação exigida pela sua prefeitura seja via certificado digital, é necessário que a escola carregue no cadastro do emissor, na aba 'Autenticação eletrônica', o arquivo .PFX, que é uma cópia de segurança gerada na instalação do certificado modelo A1 que você adquiriu. Geralmente, esses tipo de certificado vence em 1 ano, sendo necessário renová-lo após esse período. O iScholar vai te avisar quando estiver próximo do vencimento e você só precisa editar o cadastro do emissor em 'Gerenciar emissores' para atualizar o certificado clicando em 'Vincular outro certificado' na aba 'Autenticação eletrônica'.