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Restrições e limitações técnicas de SMS e E-mail
Restrições e limitações técnicas de SMS e E-mail
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Escrito por Widilla Louredo
Atualizado há mais de uma semana

O envio de SMS e E-mail é uma poderosa ferramenta de comunicação com o aluno e seu responsável. Mensagens podem ser entregues em tempo real e automaticamente, aumentando o engajamento e a comunicação.

Por isso, é importante saber, que para garantir a entrega de tais mensagens com qualidade e baixo custo, existem algumas restrições e limitações de ambos os recursos, que serão descritos a seguir, caso você tenha alguma dúvida a respeito.

SMS

  • Para o disparo de SMS automático, firmamos uma parceria com a Infobip, empresa há mais de 11 anos no mercado e líder em seu segmento.

  • Todos os SMS são enviados através de um número short-code, de 5 dígitos. Isso dá credibilidade a toda mensagem enviada ao seu aluno. Todas as grandes empresas, inclusive bancos utilizam do envio de SMS a seus clientes utilizando short-code

  • As mensagens de SMS são enviadas apenas para telefones celulares brasileiros. Por enquanto não damos suporte para números de fora do país.

  • Toda mensagem SMS possui um tamanho máximo de 160 caracteres. Isso significa que se porventura sua notificação excede os 160 caracteres, ela será cortada e um aviso no final será colocado, sugerindo que o usuário vá conferir o restante da mensagem no Painel do aluno.

  • Toda mensagem SMS é composta apenas de caracteres alfanuméricos não acentuados. Significa que qualquer mensagem que contenha acentuação ou caracteres especiais, os mesmos serão substituídos pela sua versão mais simples. Por exemplo: "Olá, teste com acentuação" viria em SMS como "Ola, teste com acentuacao".

  • Por trabalhar com diversas operadoras de telefonia, cada uma com seu sistema de entrega específico,  com diversos números, onde os quais podem haver algum tipo de bloqueio, não garantimos 100% de entregabilidade para o SMS. Como há muitos sistemas integrados no meio do caminho até o telefone do usuário, há a pequena possibilidade de a operadora simplesmente não entregar em definitivo a mensagem, ou o próprio portador do telefone optar por não recebê-la. Portanto nossa política de cobrança é sobre a mensagem efetivamente enviada a operadora, o que não garante que a mesma seja entregue. Lembrando que a probabilidade disto acontecer é bem pequena e devida a fatores externos.

E-MAIL

  • Para o disparo de E-mail automático, integramos o iScholar com a tecnologia de envio de e-mail da Amazon Web Services, o SES (Simple Email Service). É a líder mundial em tecnologia de ponta para aplicações online. Possui um serviço de entrega de e-mails onde garante consistência e uma alta entregabilidade.

  • As mensagens de e-mail são padronizadas e enviadas com o cabeçalho contendo a logomarca da escola, a notificação com a mensagem completa, e o rodapé contendo instruções com o endereço e telefone da escola para contato, caso o usuário não opte por recebê-las mais, e saiba onde entrar em contato. A forma do layout do e-mail segue o manual de boas práticas de envio de email transacional em massa.

  • O nome do remetente dos e-mails é o nome da unidade física da escola em questão, conforme cadastrado em Coordenação > Unidades. Utilizamos um endereço de email fictício, portanto todo usuário que responder o email da notificação, não 

  • As mensagens de e-mail não são enviadas com anexo, se for o caso. Anexos na mensagem incorrem em custos váriaveis no fornecedor que efetua o disparo. Portanto todo anexo feito em alguma mensagem enviada deverá ser conferido e retirado no Painel do Aluno ou Aplicativo Mobile

  • Não garantimos 100% de entregabilidade para o E-mail. Por se tratar de um recurso onde o usuário consegue bloquear o envio do email, ou o provedor onde o mesmo está hospedado possui um filtro de SPAM mais restritivo, há a chance do e-mail não ser definitivamente entregue, ou cair na caixa de SPAM. Lembrando que a probabilidade disto acontecer é bem pequena e devida a fatores externos.

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