Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesAdministração
Restrições e limitações técnicas de SMS e E-mail
Restrições e limitações técnicas de SMS e E-mail
Aline Guerra avatar
Escrito por Aline Guerra
Atualizado há mais de 2 meses

O envio de SMS e E-mail é uma poderosa ferramenta de comunicação com o aluno e seu responsável. Mensagens podem ser entregues em tempo real e automaticamente, aumentando o engajamento e a comunicação.

Esse recurso pode ser ativado em Administração - Notificações, ativando as opções e-mail e SMS

Por isso, é importante saber, que para garantir a entrega de tais mensagens com qualidade e baixo custo, existem algumas restrições e limitações de ambos os recursos, que serão descritos a seguir, caso você tenha alguma dúvida a respeito.

SMS

  • O serviço de SMS funciona mediante aquisição de ao menos 500 envios, R$50,00, compra essa que é realizada dentro do próprio sistema

  • Para o disparo de SMS automático, firmamos uma parceria com a 21 Mobile.

  • Todos os SMS são enviados através de um número short-code, de 5 dígitos. Isso dá credibilidade a toda mensagem enviada ao seu aluno. Todas as grandes empresas, inclusive bancos utilizam do envio de SMS a seus clientes utilizando short-code.

  • As mensagens de SMS são enviadas apenas para telefones celulares brasileiros. Por enquanto não damos suporte para números de fora do país.

  • Toda mensagem SMS possui um tamanho máximo de 160 caracteres. Isso significa que se porventura sua notificação excede os 160 caracteres, ela será cortada e um aviso no final será colocado, sugerindo que o usuário vá conferir o restante da mensagem no Painel do aluno.

  • Toda mensagem SMS é composta apenas de caracteres alfanuméricos não acentuados. Significa que qualquer mensagem que contenha acentuação ou caracteres especiais, os mesmos serão substituídos pela sua versão mais simples. Por exemplo: "Olá, teste com acentuação" viria em SMS como "Ola, teste com acentuacao".

  • Por trabalhar com diversas operadoras de telefonia, cada uma com seu sistema de entrega específico, com diversos números, onde os quais podem haver algum tipo de bloqueio, não garantimos 100% de entregabilidade para o SMS. Como há muitos sistemas integrados no meio do caminho até o telefone do usuário, existe a pequena possibilidade de que a operadora simplesmente não entregue em definitivo a mensagem, ou o próprio portador do telefone optar por não recebê-la. Portanto, nossa política de cobrança é sobre a mensagem efetivamente enviada a operadora, o que não garante que a mesma seja entregue ao usuário final. Lembrando que a probabilidade disto acontecer é bem pequena e devida a fatores externos.

E-MAIL

  • Para que a função de envio de e-mail funcione de forma satisfatória, é preciso que o endereço de contato online de alunos e/ou responsáveis estejam preenchidos corretamente em Secretária - Alunos e Secretária - Responsáveis.

  • Para o disparo de e-mail automático, integramos o iScholar com a tecnologia de envio da Amazon Web Services, o SES (Simple Email Service) que é a líder mundial em tecnologia de ponta para aplicações online. Possui um serviço de entrega de e-mails onde garante consistência e uma alta entregabilidade.

  • As mensagens de e-mail são padronizadas e enviadas com o cabeçalho contendo a logomarca da escola, notificação com a mensagem completa, rodapé contendo instruções com o endereço e telefone da escola para contato, caso o usuário não opte por recebê-las mais, e saiba onde entrar em contato. A forma do layout segue o manual de boas práticas de envio de e-mail transacional em massa.

  • O nome do remetente dos e-mails é o nome da unidade física da escola em questão, conforme cadastrado em Coordenação > Unidades. Utilizamos um endereço de e-mail fictício, portanto todo usuário que responderem a notificação, não vão ter resposta. 

  • As mensagens de e-mail não são enviadas com anexo, por conta de custos variáveis no fornecedor que efetua o disparo. Portanto todo anexo feito em alguma mensagem enviada deverá ser conferido e retirado no Painel do Aluno ou Aplicativo Mobile.

  • Não garantimos 100% de entregabilidade para o e-mail. Por se tratar de um recurso onde o usuário consegue bloquear o envio, ou o provedor onde o mesmo está hospedado possui um filtro de SPAM mais restritivo, há a chance de não ser definitivamente entregue, ou cair na caixa de SPAM. Lembrando que a probabilidade disto acontecer é bem pequena e devida a fatores externos.

Verifique também nosso artigo sobre os tipos de notificações que o sistema dispara, e também sua frequência!

Respondeu à sua pergunta?