Todas as coleções
Dúvidas gerais
Integração iScholar <> Alterdata Bimer
Integração iScholar <> Alterdata Bimer

Confira nosso manual de configuração para integrar o Alterdata Bimer com o seu iScholar

Franz Ramos avatar
Escrito por Franz Ramos
Atualizado há mais de uma semana

O Alterdata é um sistema de ERP, sigla para Planejamento de Recursos Empresariais, presente no mercado nacional desde 1989. O Alterdata é referência no desenvolvimento de sistemas no segmento empresarial, comercial, contábil e imobiliário.

A integração do iScholar com o Alterdata diz respeito ao setor financeiro da sua escola e permite que o usuário importe dados de recebimentos e parcelas dos alunos, como por exemplo o pagamento e o cancelamento de boletos, atualizados instantaneamente. Com o auxílio dessa plataforma, o gestor é capaz de acompanhar por meio de painéis e gráficos os pontos mais importantes da gestão financeira da escola, ajudando a tomar as decisões necessárias para manter a sua empresa na direção certa de crescimento.

Neste passo a passo você aprenderá como ativar e configurar a integração Alterdata Bimer em seu sistema iScholar. Antes de começar é necessário ter em mãos as seguintes informações fornecidas pelo Alterdata:

  • endpoint da API: endereço de recurso (URL) para conexão aos serviços oferecidos pelo Alterdata Bimer;

  • client_id: identificador do cliente;

  • usuário;

  • senha;

  • nonce.

De posse destes dados, você estará apto a iniciar a ativação da integração em seu sistema iScholar.

Ativando a integração

Para ativar a integração do Alterdata, acesse seu sistema iScholar e siga os passos descritos abaixo.

No menu Administração, clique na opção 03 - Integrações, conforme a figura abaixo.

Dentre as diversas opções de integrações oferecidas, selecione a opção Alterdata.

Uma janela será aberta indicando o status de ativação da integração. Se a indicação for Inativa, como mostra a figura a seguir, clique no botão ao lado, conforme indicado na figura, e selecione a opção Ativar.

Realizado o passo anterior, a seguinte janela será exibida:

Note que a janela acima solicita as informações citadas no início deste tutorial (endpoint da API, id do cliente, usuário, senha e nonce). Estas informações são fornecidas pelo Alterdata após a contratação do serviço por eles oferecido. Além destes dados é solicitada a Data de sincronização. Este campo determina a data a partir da qual o sistema iScholar enviará informações para o Alterdata Bimer.

Importante: tenha em mente que para enviar informações financeiras de seu iScholar para o Alterdata é necessário ter concluído todas as configurações descritas neste manual. Portanto, é extremamente recomendável que o cliente escolha uma data futura para o campo Data de sincronização. Caso o cliente finalize o processo de configuração antes da data indicada, ele poderá voltar a esta janela e alterar a data para o dia atual. Neste caso, o cliente poderá acessar as configurações iniciais conforme indicado na figura abaixo.

Ao finalizar esta etapa você terá ativado a integração com a Alterdata. A seguir será descrito como configurar seu sistema iScholar para enviar corretamente informações para sua conta do Alterdata Bimer.

Configurando a integração

Uma vez que a integração esteja ativa em seu sistema iScholar, a janela do Alterdata Bimer apresentará as opções ilustradas na figura abaixo.

Neste momento, é necessário definir alguns parâmetros relacionados a sua conta Bimer. Para isto, acesse a página da integração e selecione a opção Configurar variáveis, conforme ilustra a figura acima. A seguinte janela será aberta:

Nesta tela são definidos alguns parâmetros referentes a formas de pagamento, tipos de baixa e eventos de baixa para boleto bancário. O cliente deverá selecionar as opções adequadas em cada campo. Importante: note que a lista de opções em cada item é gerada a partir de valores cadastrados em sua conta Bimer, portanto, caso não encontre a opção desejada, cadastre-a no Alterdata Bimer antes de prosseguir.

O próximo passo é definir os centros de custo. Para isto, no menu Financeiro, clique na opção 01 - Centros de custo.

Caso existam centros de custo já cadastrados, será necessário editá-los. Ao cadastrar ou editar um centro de custo é necessário selecionar seu correspondente no Alterdata Bimer no campo Cód. Centro de custo Bimer (indicado na figura abaixo). Novamente, a lista de opções deste campo é gerada a partir dos centros de custo cadastrados em sua conta do Alterdata Bimer.

Esta ligação dos centros de custo de seu sistema iScholar aos centros correspondentes no Alterdata Bimer deverá ser realizada a todos os centros de custo existentes em seu sistema iScholar.

A configuração seguinte é a de contas de recebimentos. No menu Financeiro, clique na opção 04 - Movimentações.

A seguir, clique no botão Opções e selecione a opção Gerenciar contas.

Clique na aba destinada a contas de recebimento.

Assim como descrito nos centros de custo, caso já exista alguma conta de recebimento já cadastrada, será necessário editá-la para realizar a ligação da conta de recebimento ao Alterdata Birner. Ao cadastrar ou editar uma conta selecione a opção correspondente à conta cadastrada no Alterdata Bimer, conforme ilustra a figura a seguir. As opções exibidas neste campo são obtidas a partir da lista de naturezas de lançamentos cadastradas no Alterdata Bimer.

Uma vez definida a ligação das contas de recebimento, faça o mesmo com as contas de movimentação.

Nesta última etapa, ao cadastrar ou editar uma nova conta, o cliente deverá fazer a ligação da conta de recebimento do iScholar com a conta cadastrada no Alterdata Bimer através do campo Cód. Conta Bimer indicado na figura abaixo. Se houver contas já cadastradas no iScholar, elas deverão ser editadas a fim de estabelecer esta ligação.

Concluída esta etapa, revise os passos anteriores a fim de garantir que todas as configurações foram realizadas e estão corretas. Verifique se foi realizada a ligação de valores a todos os centros de custos, contas de recebimentos e contas de movimentação cadastrados em seu iScholar.

Parabéns! Você concluiu a ativação e configuração da integração de seu sistema iScholar com o Alterdata Bimer. Opcionalmente, você pode alterar para hoje a data de sincronização de sua integração (veja a seção Ativando a integração para detalhes de como acessar esta configuração). Assim o seu sistema iScholar já começará a enviar dados para sua conta no Alterdata Bimer.

Respondeu à sua pergunta?