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Entenda como o iScholar se comunica com os bancos: remessa e retorno
Entenda como o iScholar se comunica com os bancos: remessa e retorno
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Escrito por Widilla Louredo
Atualizado há mais de uma semana

Como o iScholar se comunica com o banco: através do arquivo de remessa.

O que é? Maneira pela qual o banco toma conhecimento dos títulos que foram gerados no iScholar.

Quando fazer? Ao final dos dias quando forem geradas parcelas no iScholar.

Como fazer?

  1. Acesse o menu 'Financeiro :: Integração bancária';

  2. Clique na aba ‘Remessa’;

  3. Clique no botão ‘Gerar remessa’;

  4. Selecione a conta bancária para a qual será gerada a remessa do dia;

  5. Clique em ‘Busque títulos a serem incluídos’;

  6. Verifique todas as informações que serão enviadas na remessa;

  7. Clique em 'Finalizar e gerar remessa';

  8. Clique em ‘Download do arquivo remessa’;

  9. Envie o arquivo de remessa para o banco seguindo as orientações do seu gerente.

É importante ressaltar que você faça a geração e transmissão do arquivo remessa do iScholar no banco diariamente, na última hora do expediente, de preferência antes das 18h, sempre que houver remessa disponível. Isso garante que os boletos emitidos sejam enviados devidamente ao banco para registro ou cancelamento, e o aluno não tenha problemas com pagamentos de boletos sem registro ou cobrança indevida de boletos não cancelados.

Sempre verifique os boletos a serem registrados no banco antes de confirmar a remessa. Confira se os mesmos estão com valores, vencimentos e condições de pagamento corretas. Isso impede que você envie ao banco a solicitação de registro de boletos com dados errados e com isso gere uma cobrança de tarifa de títulos desnecessária.

Como o banco se comunica com o iScholar: através do arquivo de retorno.

O que é? Uma forma do banco informar ao iScholar sobre os títulos que foram pagos.

Quando fazer? Recomenda-se que seja feito diariamente.

Como fazer?

  1. Acesse o sistema do banco e faça download do arquivo de retorno que contém informações dos pagamentos realizados no dia anterior;

  2. Acesse 'Financeiro :: Integração bancária';

  3. Na aba ‘Retorno’, clique no botão ‘Processar arquivo de retorno’;

  4. Clique em 'Escolher arquivo' e selecione o arquivo de retorno que você fez o download do banco;

  5. Clique em 'Abrir arquivo';

  6. Clique em 'Processar arquivo'.

Recomendamos que você faça a recepção e carga do arquivo retorno do banco no iScholar diariamente, na primeira hora da manhã, sempre que houver um retorno disponível. Isso garante que sua lista de inadimplência e recebimentos esteja sempre atualizada com os últimos recebimentos do banco, assim como o controle de boletos registrados/rejeitados. Esta rotina, inclusive, impede que você fique algum dia sem carregar retorno, e abra a possibilidade de algum aluno que efetuou pagamento do boleto permaneça como inadimplente.

A cobrança registrada possui uma série de facilidades, como a possibilidade de emissão de segunda-via direto do site do banco emissor, e também pelo Painel do aluno, assim como a disponibilização automática do título direto no DDA da conta do pagador. Com isso, você pode diminuir a demanda em sua escola por segundas-vias. Informe seu aluno ou responsável sobre esta facilidade.

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