O recurso de nota fiscal do iScholar se comunica com o sistema da prefeitura e envia o RPS (Recibo Provisório de Serviços) que será convertido em Nota Fiscal Eletrônica. Por isso, não será necessário acessar mais o sistema da Prefeitura para emitir as notas fiscais dos alunos. Se antes as notas eram emitidas uma a uma, você agora terá muito mais agilidade enviando para a Prefeitura vários RPS's de uma só vez.

Cadastrando um emissor

Para começar a utilizar a nota fiscal, acesse o menu 'Financeiro' e clique em 'Nota fiscal'. Clique em 'Gerenciar emissores', e depois em 'Novo emissor'. Essa tela foi desenvolvida para que a escola possa entrar com as informações do emissor de forma muito simples. 

A primeira aba é a de 'Identificação' onde o sistema espera que você entre com as informações básicas da empresa. No passo seguinte, 'Dados municipais', você precisará informar para o sistema os dados relacionados aos serviços oferecidos pela empresa e da última nota gerada pela empresa, para que não haja conflito de numeração. Na aba 'Autenticação eletrônica', o sistema vai te pedir as informações exigidas pela sua prefeitura para que a comunicação inter-sistemas aconteça de forma segura. Algumas prefeituras exigem certificado digital, outras usuário e senha e outras poucas, não exigem nada. Para finalizar, relacione os serviços cadastrados no iScholar aos códigos municipais de serviço na aba 'Conclusão'. Ainda nessa aba, informe as unidades escolares que poderão emitir notas para o emissor que está sendo cadastrado e como deve ser calculado o valor a ser faturado no entendimento da empresa.

Gerando notas fiscais

Com o emissor cadastrado, volte para a tela principal do recurso de 'Notas fiscais' e clique em 'Gerar notas'. Na tela que vai abrir, ajuste os filtros de acordo com a sua preferência, marque as parcelas para as quais você deseja emitir nota fiscal e clique em 'Transmitir selecionadas'. À medida que a Prefeitura responde ao pedido, o RPS pode ir para a aba 'Erro' ou 'Autorizadas'. Até lá, ficará na aba 'Aguardando'. No caso de erro, o sistema irá te informar o que houve. Em muitos casos, você mesmo poderá intervir e retransmitir a nota (Ex: problemas no cadastro do responsável). Em alguns outros, você deverá acionar nossa equipe de suporte para que seja verificado.

Renovando o seu certificado digital

Caso a forma de autenticação exigida pela sua prefeitura seja via certificado digital, é necessário que a escola carregue no cadastro do emissor, na aba 'Autenticação eletrônica', o arquivo .PFX, que é uma cópia de segurança gerada na instalação do certificado modelo A1 que você adquiriu. Geralmente, esses tipo de certificado vence em 1 ano, sendo necessário renová-lo após esse período. O iScholar vai te avisar quando estiver próximo do vencimento e você só precisa editar o cadastro do emissor em 'Gerenciar emissores' para atualizar o certificado clicando em 'Vincular outro certificado' na aba 'Autenticação eletrônica'

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