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Matrícula Online

Aprenda como configurar o recurso Matrícula Online, otimizando seu processo e atraindo mais e mais alunos para a sua instituição de ensino.

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Escrito por Aline Guerra
Atualizado há mais de um mês

O recurso Matrícula Online foi criado para que as escolas tenham um ambiente próprio para receber matrículas e rematrículas através de um link que pode ser disponibilizado aos alunos.

Para começar a usar essa funcionalidade, é preciso incialmente realizar três passos de configuração; em Administração, depois nos Planos de Pagamento, e por último dentro de todas as turmas cadastradas que irão receber as matrículas. A seguir, vamos explicar os principais parâmetros disponíveis nessas três telas.

Preferências gerais

Acessando Administração - Configurações está disponível o botão 'Matrícula Online' onde as primeiras configurações serão definidas.

1. A primeira informação disponível é o link geral, que pode ser disponibilizado para que as matrículas sejam realizadas. Com esse endereço, os responsáveis e alunos conseguem escolher qual curso e turma eles querem fazer o seu cadastro.

2. Escolha campos adicionais que poderão ser preenchidos no processo

3. No caso de rematrículas, defina quais campos poderão ser atualizados.

4. Defina se sua escola permitirá ou não a matrícula online de alunos inadimplentes e crie um texto que será exibido quando o bloqueio acontecer.

5. Personalize os textos que serão exibidos na abertura e no encerramento do seu processo de matrícula online.

Após essas configurações, o segundo passo é definir os valores e planos que ficarão disponíveis para os responsáveis no processo de matrícula. Lembrando, que essa opção não é obrigatória, apenas se a escola decidir liberar a geração de parcelas durante a matrícula online.

Configuração dos Planos de Pagamento

Acesse Coordenação - Planos de Pagamento, pode ser criado um novo plano exclusivo para o processo de matrícula online, ou reaproveitado os que já estão cadastrados para o ano de vigência.

Dentro do plano de pagamento, os itens precisam ser cadastrados e configurados de acordo com as preferências do Matrícula Online

As informações especificas do Matrícula Online são:

  • Tipo: A escola define se a quantidade de parcelas será fixa (de acordo com o número definido anteriormente na criação do item) ou variável, para definição do responsável.

  • Valor com desconto: Cadastro do valor cheio, se necessário já com o desconto.

  • Forma de pagamento: Formato como as parcelas serão geradas.

  • Conta bancária: Conta onde os repasses de valores serão depositados.

  • Preferências: Se o aluno já possuir algum desconto vinculado ao cadastro, a escola pode optar por repetir no momento da geração de parcelas.

  • Vencimentos: Definir as datas de vencimento, optando por dia especifico ou x dias após a matrícula ser realizada.

Com os Plano de Pagamento definidas (se houver necessidade), a última etapa são as configurações dentro de turmas.

Preferências da turma

Os cadastros serão realizados em Secretária - Turmas na aba de Matrícula Online dentro de cada turma disponível.

1. Defina quando a turma estará disponível para receber as matrículas.

2. Se precisar, compartilhe o link que permitirá que os responsáveis matriculem seus filhos nesta turma específica.

3. Para rematrículas, informe as turmas de origem dos alunos que poderão se matricular na turma. Defina também se a turma admite ou não matrícula online de alunos novatos.

4. Defina o contrato associado ao processo de matrícula online e a forma que a escola aceitará o mesmo.

5. Defina a situação das matrículas online recebidas: confirmadas ou não confirmadas.

6. Defina a regra de atribuição do número de matrícula para as matrículas que chegarem a partir desse recurso.

7. Defina o plano de pagamento que o responsável deve escolher no ato de realização da matrícula online.

8. Libere ou não a marcação das disciplinas optativas quando a matrícula online estiver sendo realizada.

Recomendamos que seja realizada algumas matrículas de testes para verificar se não houve nenhuma falha na parametrização das preferências da escola.

O último passo é divulgar o seu link nos principais canais de comunicação e de marketing utilizados pela escola.

Segurança dos dados na rematrícula

Quando o pedido de matrícula vem de um responsável que já possui cadastro no sistema, fazemos uma validação com o objetivo de garantir a privacidade das informações dos envolvidos. Nesses casos, é pedido para que o responsável entre com a sua senha do aplicativo ou com um código que disparamos para o seu e-mail e celular. O envio da mensagem no celular dependerá da escola ter o recurso de notificações ativo e créditos disponíveis.

Segue o vídeo, com a apresentação dessa funcionalidade:

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