Todas as coleções
Administração
Integrando com o SankhyaW
Integrando com o SankhyaW

Saiba como configurar e ajustar o seu iScholar para integração e comunicação de dados direta com o ERP SankhyaW

Pedro Henrique Rosa avatar
Escrito por Pedro Henrique Rosa
Atualizado há mais de uma semana

Introdução

Escolas modernas utilizam um grande conjunto de soluções tecnológicas para a execução de rotinas operacionais com alto padrão de qualidade. Conforme o empreendimento cresce, os processos internos passam a ter uma complexidade maior, o que pode gerar gargalos na gestão de recursos e dificultar a busca por processos mais eficazes.

Nesse sentido, a integração entre sistemas pode ser vista como uma alternativa para quem pretende criar um fluxo de trabalho mais simples e otimizado. A criação de um ambiente digital altamente integrado é uma necessidade do mercado atual.

Pensando nisso, nós do iScholar implementamos a integração de nosso sistema com o SankhyaW, uma das referências brasileiras em ERP para grandes empresas, que possui um alto nível de gerenciamento nas complexas demandas corporativas de grandes escolas.

Como o iScholar integra?

Essa integração, inicialmente viabiliza o trânsito automático de informações entre os sistemas.

Temos implementada uma API de Eventos, que identifica exatamente o momento em que ocorre alguma mudança na parte de responsáveis ou parcelas, e imediatamente aciona a integração. 

O fluxo do evento é explicado pelo gráfico a seguir:

O que o iScholar integra?

O iScholar integra 2 macro-funcionalidades importantes para ambos os sistemas. São elas:

  • Responsável pelo aluno(iScholar) --> Parceiros(SankhyaW)

  • Parcelas do aluno(iScholar) --> Movimentação Financeira(SankhyaW)

A seguir listaremos as funcionalidades em detalhes, que sincronizam informações automaticamente com o SankhyaW. 

Como configurar a integração no SankhyaW?

Para amarrar as informações do SankhyaW com o iScholar, é necessário, primeiramente,  criar alguns campos personalizados. Portanto, dentro do SankhyaW, vá na opção  "Dicionário de dados".

Configurando campo AD_ID_RES_ISCHOLAR em Parceiro.

  1. Procure pelo Nome de Instância: Parceiro, e clique na opção TGFPAR - Parceiro.

2. Clique em "+" (Novo)

3. Preencha os dados conforme a imagem abaixo e clique no botão "V".

4. O campo específico, portanto estará cadastrado, conforme imagem abaixo

Configurando campo AD_ID_OPE_ISCHOLAR em Financeiro.

De forma análoga ao campo anterior, vamos cadastrar este campo na Instância Financeiro.  Vamos colocar apenas a parte onde você preenche os dados do campo personalizado para este manual não ficar muito extenso. Segue:

Como configurar a integração no iScholar ?

  1. Acesse o iScholar de sua escola e vá na opção "Administração > 03 - Integrações". Clique na integração Sankhya e em seguida clique em ativar, conforme imagens abaixo:

2. Preencha os dados para ativação da integração, conforme parâmetros do seu SankhyaW e clique em "Ativar". Veja as imagens abaixo:

  • Tela de configuração da integração iScholar > SankhyaW

Iremos explicar a seguir como definir os campos necessários para ativação.

  • Endpoint da URL, Usuário e Senha: Na tela de login do SankhyaW, você consegue as informações iniciais para configuração da integração. Veja a imagem a seguir:

  • Cód. Natureza Financeira: A funcionalidade de "Natureza de Receitas e Despesas" do SankhyaW, define a natureza da receita a ser cadastrada. É necessário portanto você definir um código para as parcelas de alunos vindas do iScholar. Esse código deve respeitar a estrutura definida para sua empresa no SankhyaW, afim de a integração criar a Natureza Financeira no local correto. Você também pode, se quiser, pré-cadastrar esta natureza diretamente no ERP:

  • Cód. Tipo Operação. A funcionalidade "Tipo de Operação para Baixa" no SankhyaW define o tipo de operação para baixas vindas do iScholar. Para o nosso caso o tipo de operação da baixa deve ser definida como "Recebimento" no SankhyaW. Portanto é necessário cadastrar este tipo de operação no ERP e informar o seu respectivo código na tela de integração do iScholar.

  • Cód. Lançamento. A funcionalidade "Históricos Lançamentos Bancários" especifica qual o tipo de lançamento em conta, no momento que uma baixa é feita. Por padrão a opção é sempre "Crédito". Portanto encontre esta opção nesta tela, e utilize seu respectivo código para preencher a configuração.

  • Dt. Referência p/ aceitar Lançamentos. Esta opção define, para toda conta de movimentação gerada no SankhyaW uma data onde os lançamentos só são permitidos se feitos a partir da mesma. Se você escolhe, por exemplo, a data 01/01/2019, você portanto só poderá fazer lançamentos de baixa cuja data de 01/01/2019 pra frente.

Respondeu à sua pergunta?