O Censo Escolar é um levantamento de dados e informações referentes à Educação Básica realizada pelo MEC que tem como finalidade elaborar análises, diagnósticos e planejamento do sistema educacional do País. Todas as escolas, públicas ou privadas, devem uma vez por ano (geralmente na última quarta-feira do mês de Maio) enviar todo o relatório ao MEC para a validação das informações de registro interno.

É aí que o iScholar pode ser muito útil para a escola, pois o sistema organiza as informações em um pacote e o usuário pode depois fazer o download dessas informações e enviá-las para o Educacenso ao invés de cadastrar todas as informações manualmente no site do Governo. A opção se encontra no item ‘Educacenso’ do menu ‘Secretaria’.
Veja conforme imagem abaixo:

Para iniciar o processo é necessário clicar no link localizado na caixinha verde da imagem anterior. Depois disso, marque os períodos letivos que farão parte do Educacenso e informe a data de referência.
Veja conforme imagem abaixo:

Conforme instruções do INEP, utiliza-se como data de referência o Dia Nacional do Censo Escolar que acontece anualmente na última quarta-feira do mês de Maio como já mencionado anteriormente.


Agora, é necessário validar todas as informações referentes a 'Escola', 'Turmas', 'Docentes', 'Alunos' e 'Matrículas'. Sempre que você visualizar o ícone em vermelho clique em 'O que houve' para visualizar o que precisar ser corrigido. Quando você corrigir um determinado item especificado em 'O que houve', clique em 'Validar informações' novamente para verificar o que está faltando.
Veja conforme imagem abaixo:

Após todas as informações estarem devidamente preenchidas e validadas, o botão 'Gerar arquivo' será habilitado e você já poderá utilizá-lo para fazer o download do arquivo.
Veja conforme imagem:

Com o arquivo gerado, a escola deve realizar o envio para o site do Educacenso. Segue link da página. http://educacenso.inep.gov.br 


Na hipótese de rejeição do arquivo, o Educacenso disponibilizará um relatório em formato PDF contendo as informações de erro.
Veja conforme imagem abaixo:

Conforme exemplo da imagem, o motivo do erro estará identificado no 'Campo' do relatório e em qual 'Linha' o erro estará localizado no arquivo.

Para acessar os dados do arquivo gerado no Sistema iScholar, você deve voltar na opção ‘Educacenso’ do menu ‘Secretaria’, clique em Migração de dados.
Veja conforme imagem:

O sistema exibirá o histórico de ações e os arquivos gerados, se deseja localizar os erros do arquivo você deve clicar na opção de 'Editar'.
Veja conforme imagem:

Ao editar o arquivo, você visualizará todos os dados que foram enviados para o Educacenso, identificados por linhas.
Clique na linha onde o erro foi relatado, logo você será redirecionado para a tela onde permitirá realizar as devidas correções.

Após as correções, para finalizar, basta clicar em 'Gerar arquivo'  no iScholar que as informações serão atualizadas automaticamente em um novo arquivo.
Agora é só enviar novamente para o Educacenso.


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