Todas as coleções
Secretaria
Qual a maneira correta de gerar automaticamente o número de matrícula?
Qual a maneira correta de gerar automaticamente o número de matrícula?

Entenda como o iScholar pode te auxiliar a gerenciar os números de matrículas do seus alunos.

Widilla Louredo avatar
Escrito por Widilla Louredo
Atualizado há mais de uma semana

Quando você está matriculando um aluno, existem algumas opções que te permitem gerar o número de matrícula automaticamente para o aluno. São elas:

1ª) ID do aluno: O sistema atribui ao número de matrícula a ID do aluno que é um número interno e único para cada aluno.

2ª) Registro escolar: O sistema atribui ao número de matrícula o 'Registro escolar'que é um campo que fica no formulário do aluno. Algumas escolas utilizam esse número porque o número de matrícula é igual ao registro escolar.

3ª) Número de matrícula por período letivo: Esta opção pega o nº mais alto de matrícula naquele período letivo, incrementa uma unidade e atribui esta numeração à matrícula do aluno. Por exemplo: se a numeração de matrícula mais alta em determinado período letivo é 100, o sistema entende que o aluno que está sendo matriculado terá a matrícula 101. Se não existir nenhuma matrícula naquele período letivo, o primeiro aluno terá matrícula 1.

Escolha a opção que melhor se encaixa à necessidade da sua escola. Depois que você realizar a primeira matrícula, essa opção ficará salva no seu sistema e será a que virá selecionada por padrão nas próximas vezes.

Respondeu à sua pergunta?