Todas as coleções
Secretaria
Como configurar o recurso Rematrículas?
Como configurar o recurso Rematrículas?

Um novo período letivo está começando? Abra as turmas e configure-as para aceitar rematrículas do Painel do aluno e aplicativo.

Widilla Louredo avatar
Escrito por Widilla Louredo
Atualizado há mais de uma semana

Para que os responsáveis ou o próprio aluno possa fazer sua rematrícula através do Painel do Aluno, é preciso que a escola configure o sistema previamente. 

Acesse 'Secretaria :: Turmas:: Editar' e clique na aba 'Rematrículas'.

Para ativar o recurso de rematrículas para essa turma, indique uma data de início e término para as rematriculas. Após isso, preencha os campos indicados. Caso não deseje ativar a opção de rematrícula para responsáveis, basta deixar o botão inativo.

No campo 'Turma', determine quais turmas poderão se rematricular para esta turma pelo painel do aluno;

No campo 'Contrato', selecione o contrato que deverá ser impresso e levado até a escola. Esta opção é opcional;

No campo 'Preferências', você deve escolher a situação da matrícula, se ficará salva e depender da ativação da escola, se ficará inativa e com o pagamento da parcela, ser ativada ou se no ato da rematrícula, já ficar ativa. Pode determinar também se alunos inadimplentes serão bloqueados para realizar a rematrícula marcando o campo disponível e ainda escrever um aviso de bloqueio. Na atualização de cadastros, você pode determinar se o responsável poderá editar algum item do seu cadastro no sistema e o número da matrícula, como será determinado o número de registro do aluno no sistema.

Os próximos campos, correspondem ao financeiro. Você deve escolher os itens para geração da parcela que será única para a rematrícula: o valor, o valor com desconto, o prazo para vencimento que pode ser determinado em dias a partir do dia da rematrícula ou uma data específica. Escolha se a forma de pagamento deverá ser feita através de carnê escolar ou bancário e a selecione a conta correspondente para cobrança.

As 'Orientações gerais' e as 'Orientações finais' são campos livres a serem preenchidos à critério da escola como forma de orientar o aluno durante o processo e no final da rematrícula. Ambas aparecerão no Painel do aluno posteriormente.

Para finalizar, clique em 'Salvar'

Assim, o sistema já está pronto para que os responsáveis ou alunos realizem a rematrícula por contra própria.

Respondeu à sua pergunta?