Quando você está matriculando um aluno, existem algumas opções que te permitem gerar o número de matrícula automaticamente para o aluno. São elas:
1ª) ID do aluno: O sistema atribui ao número de matrícula a ID do aluno que é um número interno e único para cada aluno.
2ª) Registro escolar: O sistema atribui ao número de matrícula o 'Registro escolar'que é um campo que fica no formulário do aluno. Algumas escolas utilizam esse número porque o número de matrícula é igual ao registro escolar.
3ª) Número de matrícula por período letivo: Esta opção pega o nº mais alto de matrícula naquele período letivo, incrementa uma unidade e atribui esta numeração à matrícula do aluno. Por exemplo: se a numeração de matrícula mais alta em determinado período letivo é 100, o sistema entende que o aluno que está sendo matriculado terá a matrícula 101. Se não existir nenhuma matrícula naquele período letivo, o primeiro aluno terá matrícula 1.
Escolha a opção que melhor se encaixa à funcionalidade da sua escola. Depois que você realizar a primeira matrícula, essa opção ficará salva no seu sistema e será padronizada nos anos posteriores.
No caso de dúvidas, estamos à disposição!