Para editar ou cadastrar mensagens personalizadas nos boletos ou carnês, acesse o menu 'Administração » Configurações' e, em seguida, clique em 'Mensagens carnês'.
Caso queira cadastrar uma mensagem, clique em '+ cadastrar'. Se deseja editar, clique no ícone 'Editar' (demonstrado pela seta). Veja:
Depois, você deve definir o item de cobrança no qual a mensagem será exibida, a ordem na qual aparecerá, sua situação (ativa ou bloqueada) e o local da mensagem de acordo com as opções disponíveis.
Você pode utilizar o dicionário de variáveis para personalizar as mensagens. Por exemplo, se você inserir a variável %nomedoaluno% na mensagem, o nome do aluno será exibido ao gerar um carnê escolar ou bancário (conforme configurou).
Você também poderá inserir mais informações, tendo o cuidado de verificar se o campo para inserção das mensagens suportará as informações. Nos boletos impressos na opção A4, você conseguirá visualizar mais informações. Veja imagem:
Após a configuração no sistema, as mensagens aparecerão de forma automática nos carnês ou boletos, conforme você determinou.
Atenção!
Realize testes e verifique se as mensagens que você cadastrou não estão ultrapassando o espaço padrão disponível nos carnês.
Você também pode conferir o processo através do vídeo abaixo:
Qualquer dúvida, estamos à disposição!